Uma profissão: Professor

feliz-dia-dos-professores

Neste 3º milênio é permitido discorrer sobre o real papel do professor no desenvolvimento social e cultural do Brasil. Sabemos que esses profissionais lidam diariamente com a vida intelectual de seus alunos. Nessa construção diária de conhecimento, porém, fazem mais do que transmitir fórmulas e conceitos: contribuem para a formação dos cidadãos para o mundo.

Segundo a Mestre em Educação Adriana Paula Viana, professora e autora de diversos artigos da área pedagógica: “Ser professor é uma missão, vocação. É Mestre responsável por todas as profissões, visto que ensina e forma todos os profissionais, do mais simples ao mais graduado e sofisticado. O professor é uma pessoa inesquecível e que deixa sua marca em seus educandos e os incentiva a se tornarem verdadeiros cidadãos. Certamente que nesta missão há um ciclo de aprendizagem onde o professor ensina e ao mesmo tempo aprende”. Finaliza a professora Adrianinha, como é carinhosamente conhecida aqui no litoral sul capixaba.

Ademais, inadequado seria esquecer que as principais pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom professor é capaz de fazer qualquer aluno aprender e potencializar seus estudos. O docente é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada.

Oportuno se torna também mencionar que a cada dia e a cada olhar sobre (e para) a Educação, percebe-se que os profissionais do ensino são mais cobrados. São cobranças que derivam desde o controle no cotidiano escolar, regras pedagógicas, ações administrativas, bem como exigências quanto à formação mais sólida e representada por títulos acadêmicos.

Dessa forma, resta admitir que o ofício de professor abarca singularidades que a diferencia dos demais profissionais, ou seja, não é suficiente apenas carregar um título acadêmico, é preciso dedicação, vocação, cumplicidade e gostar do que faz. Certamente não existe educação de qualidade sem o bom professor. Contudo, o maior mérito do professor é ser reconhecido por seus alunos como aquele profissional que contribui para o sucesso ao longo da vida. Viva o Professor!!!

Por: Giliarde de Oliveira

 

Comente com seu Facebook