Na Semana do Idoso da Unimed Sul Capixaba, pacientes receberão, em casa, teatro apresentado pela equipe do serviço domiciliar

semana-do-idoso-3

A Unimed Sul Capixaba realiza até sexta-feira, 21 de outubro, a Semana do Idoso, com visitas especiais a pacientes idosos do Programa de Assistência Domiciliar e treinamentos para cuidadores. As visitações serão nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já os treinamentos ocorrem na quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, no auditório do Hospital Unimed Sul, das 8h às 12h.

semana-do-idoso

“Trezentos e setenta e nove pacientes da Unimed Sul Capixaba recebem hoje atendimento domiciliar. Desses, 98% são idosos”, explica a coordenadora da Assistência Domiciliar da Unimed Sul Capixaba, Helenice Martins Real.

semana-do-idoso-2

Durante as visitas desta semana, 25 desses pacientes poderão assistir em casa a uma peça teatral apresentada por enfermeiros e técnicos de Enfermagem da equipe de Assistência Domiciliar da operadora que, vestidos de Doutores da Alegria, falarão sobre os riscos que podem interferir na saúde, como quedas, feridas, broncoaspiração, entre outros.

Já o treinamento para cuidadores será ministrado pelas equipes de Psicologia e Enfermagem da área de Assistência Domiciliar da Unimed Sul Capixaba, qualificando 70 cuidadores de pacientes da operadora quanto à valorização do cuidado com o idoso.

“A preocupação de valorizar o cuidado ao idoso e em promover o acompanhamento mais próximo a essa população faz parte do nosso planejamento estratégico. Realizamos todo mês treinamento para cuidadores relacionado à atenção aos pacientes. Também estamos reestruturando o setor de Assistência Domiciliar para abranger um número maior de acompanhamentos dos idosos”, ressalta Helenice Martins Real.

Programa de Assistência Domiciliar

Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar da Unimed Sul Capixaba recebem em casa a mesma atenção e os cuidados que teriam no hospital. Para ser incluído no programa, o paciente deve ser indicado por seu médico e, em seguida, ser avaliado e aprovado pela equipe do programa, que irá observar se ele atende a alguns requisitos e condições.

Também é necessário ter um cuidador, que será treinado pela equipe e deverá se responsabilizar pela permanência em seu domicílio. O programa tem diversas normas que estão reunidas em um regimento e tem ajudado a garantir o sucesso do programa e a qualidade do atendimento aos pacientes.

SERVIÇO

SEMANA DO IDOSO DA UNIMED SUL

Dias 18 e 19 de outubro: visitas especiais com apresentação de teatro para pacientes

Onde: na casa de pacientes idosos do Programa de Assistência Familiar.

Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Dias 20 e 21 de outubro: treinamentos para cuidadores dos idosos

Onde: no auditório do Hospital Unimed Sul.

Horário: das 8h às 12h.

Comente com seu Facebook