Marataízes oferece unidade de saúde mental

Os transtornos mentais constituem um grave problema de saúde mental a nível mundial e afetam pessoas de todas as idades, culturas e nível socioeconômico. Em Marataízes, visando acolher e tratar esses casos, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde passa a oferecer aos usuários um atendimento especializado, desde o início de abril, através da Unidade de Saúde Mental.

O espaço está localizado na Avenida Rubens Rangel, próximo ao antigo prédio da Prefeitura de Marataízes, funciona de segunda a sexta-feira das 7h as 16h30min. No local, uma equipe de profissionais especializados, sendo seis psicólogos, dois psiquiatras, um neuropediatra e um neuroclínico estão a disposição da população.

Na primeira consulta na Unidade de Saúde Mental, o usuário deve apresentar o encaminhamento médico, cartão do SUS, cópias dos documentos pessoais, sendo o RG e CP, e um comprovante de residência

Lembrando que a Unidade é um espaço ambulatorial, não atendendo casos de emergência. Os usuários que apresentarem algum sofrimento em função de transtornos mentais já identificados ou suspeitados, devem procurar atendimento nas equipes de ESF e a partir dessa consulta, caso necessário o médico encaminhará ao atendimento especializado na Unidade de Saúde Mental.

Segundo o Prefeito Municipal, Tininho Batista, a Unidade é o primeiro passo dado pelo município na dinâmica de saúde mental. O próximo passo será a retomada das obras do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial, em parceria com o Governo do Estado, previsto para o segundo semestre deste ano.

O CAPS é uma instituição destinada a acolher os pacientes com transtornos mentais mais graves, estimulando sua integração social e familiar por meio de tratamento médico, psicológico e oficinas, visando apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares.
UNIDADE DE SAÚDE MENTAL DE MARATAÍZES
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h as 16h30min
Av. Rubens Rangel – Cidade Nova – Marataízes (próximo ao antigo prédio da Prefeitura de Marataízes
Coordenadora: Nilzete da Penha Louzada
Telefone: 28 3532 3537

Comente com seu Facebook