FONE DE OUVIDO PODE CAUSAR PERDA DA AUDIÇÃO

28fb51c0-ab2a-4614-beee-c70b14d5700e
Estudos já mostram que a geração de jovens terá problemas de audição no futuro, graças ao uso de fones de ouvido no dia-a-dia.

Você não sai de casa sem os fones de ouvido? Para falar ao celular, correr, malhar, andar pela rua? Eles são indispensáveis e perigosos também! Estudos comprovam que os jovens terão significativa perda de audição até os 50 anos, e isso se deve ao constante uso de fones, responsáveis pela exposição exagerada do som.

“Os intra-auriculares são ainda piores porque ficam perto demais do ouvido interno, gerando uma pressão muito maior do som”, lembrou Guilhermina Souza Gomes, fonoaudióloga da Audivix.

As fabricantes dos smartphones mais modernos estão incluindo nas tecnologias avisos sobre o aumento do som, o recomendável é não passar dos 60% do volume e não permanecer por mais de uma hora com os fones. Além disso os fones mais recomendáveis são os headphones, com tecnologia de cancelamento de ruído. “Como eles isolam o barulho exterior, o usuário faz uso em volumes menores”, comentou Guilhermina.

01102807493497

Em exames admissionais, cada vez mais jovens têm sido diagnosticados com perda auditiva devido a exposição aos fones de ouvido e também aos celulares muito altos. É possível que daqui uns anos a geração jovem seja uma geração com menos saúde auditiva.

 

DICAS PARA CUIDAR DA SUA AUDIÇÃO

Use fones externos -> Modelos intra-auriculares, menores e muito usados são os mais prejudiciais. “Quanto mais longe do conduto auditivo está a fonte de som, melhor”, lembrou a fonoaudióloga.

Atenção ao volume -> Use o volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho. O correto é ouvir a música e os sons externos também. Se a música impede de ouvir os sons externos significa que está alta demais. Se a pessoa ao seu lado também consegue ouvir a música que você está escutando, é sinal de que o volume está muito alto.

Não acostume seu ouvido ao som alto-> Começou a tocar aquela música que adora? Você aumenta, mas cuidado, diminua o som depois que a música acabar, para não se acostumar ao som mais alto.

Os ouvidos precisam descansar ->  A cada hora de música ouvida no fone, faça dez minutos de pausa. O “repouso auditivo” serve para quando vamos a um show ou ficamos expostos a um som muito alto, é no dia seguinte escutamos um zumbido. O descanso funciona para que o zumbido não se torne permanente.

Cuide de seus fones de ouvido -> Guarde os fones em uma caixinha ou um saquinho específico, ao invés de deixá-lo em dentro da bolsa, mochila ou bolso. A fonoaudióloga explica que os fones podem levar bactérias para dentro do ouvido, causando infecções que também podem gerar surdez, se não forem tratadas. Higienizar os fones com álcool sempre que possível também é uma boa saída.

Fique atento a diminuição de sua capacidade auditiva. Guilhermina Souza Gomes explica que, quando a pessoa percebe a diminuição da própria capacidade auditiva, já tem uma perda considerada leve a moderada. “Sinais como zumbido ou sensação de ouvido tampado já podem ser sinais de perda auditiva”, orientou.

Fonte: Lorena Meireles

Comente com seu Facebook